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Graduação em Pedagogia

Publicado por CESVALE em

Portaria de Autorização do Curso de Pedagogia no 792 de 29/06/2021, publicada no dia 30/07/2021.

Missão/ Finalidade do Curso

O Curso de Graduação em Pedagogia do CESVALE tem como missão formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Objetivo

• Assegurar a articulação entre o ensino, investigação científica e extensão, garantindo uma formação que leve a construção do perfil almejado;
• Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular de forma integrada;
• Desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional;
• Desenvolver as atividades curriculares, na busca da interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado e a integração entre ensino, investigação científica e extensão;
• Promover a articulação das atividades teóricas e práticas desde o início do processo de formação, permeando-a de forma integrada e interdisciplinar;
• Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
• Estimular dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
• Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
• Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as Atividades Complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
• Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.
• Desenvolver no egresso a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como dar prosseguimento aos estudos em cursos de pós-graduação.

Competências e Habilidades

De acordo com a Resolução CNE/CP no 02/2019, que define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação
Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores
da Educação Básica (BNC-Formação), a formação docente pressupõe o
desenvolvimento, pelo licenciando, das competências gerais previstas na ase
Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC), bem como das
aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes, quanto aos
aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo
como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação
Integral.
Dessa forma, com base nos mesmos princípios das competências gerais
estabelecidas pela BNCC, é requerido do licenciando do Curso de Graduação em
Pedagogia do CESVALE o desenvolvimento das correspondentes competências
gerais docentes. São elas:
• Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos
para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do
estudante e na sua própria aprendizagem colaborando para a construção
de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva;
• Pesquisar, investigar, refletir, realizar a análise crítica, usar a criatividade
e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar
práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas;
• Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais,
tanto locais quanto mundiais, e a participação em práticas diversificadas
da produção artístico-cultural para que o estudante possa ampliar seu
repertório cultural;
• Utilizar diferentes linguagens -verbal, corporal, visual, sonora e digital –
para se expressar e fazer com que o estudante amplie seu modelo de
expressão ao partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos
em diferentes contextos, produzindo sentidos que levem ao entendimento
mútuo;
• Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de
formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens;
• Valorizar a formação permanente para o exercício profissional, buscar
atualização na sua área e afins, apropriar-se de novos conhecimentos e
experiências que lhe possibilitem aperfeiçoamento profissional e eficácia
e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, ao seu projeto de
vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
• Desenvolver argumentos com base em fatos, dados e informações
científicas para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e
decisões comuns, que respeitem e promovam os direitos humanos, a
consciência socioambiental, o consumo responsável em âmbito local,

regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si
mesmo, dos outros e do planeta;
• Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,
compreendendo-se na diversidade humana, reconhecendo suas emoções
e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas,
desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado nos estudantes;
• Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,
fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos
humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e
de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades,
sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente
colaborativo nos locais de aprendizagem;
• Agir e incentivar, pessoal e coletivamente, com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência, a abertura a diferentes
opiniões e concepções pedagógicas, tomando decisões com base em
princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, para
que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores.
• Além das competências gerais docentes, a BNC-Formação estabelecem
as competências específicas e as habilidades correspondentes a elas,
também incorporadas no Curso de Graduação em Pedagogia do
CESVALE.
As competências específicas se referem a 03 (três) dimensões fundamentais,
as quais, de modo interdependente e sem hierarquia, se integram e se
complementam na ação docente. São elas:
I – conhecimento profissional;
II – prática profissional;
III – engajamento profissional.
As competências específicas da dimensão do conhecimento profissional são as
seguintes:
• Dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los;
• Demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem;
• Reconhecer os contextos de vida dos estudantes;
• Conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.
• As competências específicas da dimensão da prática profissional
compõem-se pelas seguintes ações:
• Planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens;
• Criar e saber gerir os ambientes de aprendizagem;
• Avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino;
• Conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, as
competências e as habilidades.
• As competências específicas da dimensão do engajamento profissional
podem ser assim discriminadas:
• Comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;

• Comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em
prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
• Participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de valores
democráticos;
• Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade,
visando melhorar o ambiente escolar.

Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Pedagogia, nos termos da Resolução CNE/CP no
01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de
Graduação em Pedagogia, licenciatura, destina-se à formação de professores
para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de
Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas
quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

 

Parâmetros Operacionais de Funcionamento

Regime Escolar: Semestral
Turno de Funcionamento: Matutino; Vespertino e Noturno
Números de Vagas/Ano: 150
Duração do Curso: 08 Semestres
Carga Horária: 2.442 horas/Aulas com componentes curriculares, incluindo Trabalho de Conclusão de Curso e Eletivos, além de 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado, 400 horas de Prática Pedagógica e 100 horas de Atividades Complementares.

Grade Curricular

Matriz Curricular de Pedagogia