6 dicas para se concentrar nos estudos
1 – Tenha um ambiente exclusivo para o estudo
Condicionar nosso cérebro para o que vamos fazer é uma técnica antiga e muito eficaz. Há diversos estudos que mostram que quando fazemos certas coisas com frequência, nosso cérebro aprende o padrão e nos ajuda a realizar aquela tarefa. Quando temos um ambiente exclusivo para estudos, fazemos com que nossa mente entenda que sempre que você estiver por ali, é para estudar. Isso pode ajudar na sua concentração e no seu rendimento.
2 – Estudar depois de atividades físicas é um erro
Além de cansar o corpo, atividades físicas nos deixam acelerados. Apesar de nos deixar motivados, a atividade física pode atrapalhar a sua concentração, fazendo com que o seu rendimento nos estudos possa cair. Portanto, escolha um momento em que esteja calmo e descansado para estudar.
3 – Medite antes de começar
Já existem estudos que mostram que a meditação pode ajudar na concentração. Mas é importante perceber como estamos antes de fazer esta atividade. Caso você já esteja relaxado, a meditação pode ser sua inimiga e trazer sonolência. Portanto, acate esta dica apenas se estiver se sentindo acelerado ou muito disperso.
4 – Elimine preocupações
Antes de começar os estudos, tente realizar todas as suas pendências diárias. Por vezes, por conta da urgência de certos estudos, acabamos priorizando-o de forma indevida. Leia todos os seus e-mails, faça tarefas que precisam ser realizadas para que, durante o estudo, você não fique pensando nelas. Limpe toda a sua agenda para que o estudo seja a sua prioridade.
5 – Olhe sua alimentação
Que devemos ter uma alimentação balanceada e saudável não é segredo para ninguém. Assim como sair da rotina e ingerir alimentos pesados e/ou bebidas alcoólicas também não é algo incomum para a maioria das pessoas. A grande questão é que a alimentação anterior ao estudo pode interferir diretamente no seu rendimento. Caso tenha ingerido uma comida pesada, como feijoada, opte por esperar um pouco antes de começar a estudar.
6 – O sono é seu inimigo
Concentrar-se para estudar com sono é quase impossível. Caso este seja o seu problema, opte por um cochilo antes de começar. O segredo é não ficar confortável demais para que o sono seja leve e ajude a eliminar a sonolência. Em alguns casos, 5 minutos já é o suficiente.