Alunos de Direito do CESVALE apresentam cartilha sobre Resolução de Conflitos nas Relações de Trabalho

Na manhã desta quarta-feira (22/05), os alunos do 7° Período de Direito Tarde da faculdade CESVALE realizaram a apresentação de uma cartilha intitulada “Resolução de Conflitos nas Relações de Trabalho e o Impacto na Esfera Privada e Pública”. A apresentação, que ocorreu na Unidade Escolar Matias Olímpio para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, contou com a orientação dos professores Gustavo Nery, Alessander Mendes e Fernanda Arruda.

O projeto integra a Curricularização da Extensão, um movimento alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e à Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, que visa aproximar a academia da comunidade.

Na busca de oferecer aos alunos do Ensino Médio uma perspectiva prática sobre a resolução de conflitos no ambiente de trabalho e seus impactos nas esferas privada e pública, a cartilha, elaborada pelos estudantes de Direito, aborda de forma didática os principais tipos de conflitos trabalhistas, além de apresentar estratégias e técnicas de mediação e resolução.

O Professor Gustavo Nery destacou a importância do projeto para o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes e comunidade.

“O nosso objetivo é exatamente o de levar para a comunidade e sociedade o conhecimento adquirido em sala de aula, democratizando os métodos de resolução de conflitos de forma extrajudicial no âmbito do ambiente de trabalho. Além disso, buscamos apresentar os principais direitos trabalhistas para a comunidade em geral, promovendo a conscientização e empoderamento dos trabalhadores. Ao equipar os estudantes com essas ferramentas e conhecimentos práticos, estamos preparando-os para enfrentar e resolver conflitos de maneira eficiente e justa. Esse projeto não só beneficia os alunos, mas também fortalece a relação entre a universidade e a comunidade, criando um impacto positivo e duradouro na sociedade”, afirmou o professor.

Os jovens estudantes demonstraram grande interesse e participação ativa durante a apresentação, realizando perguntas e discutindo os temas abordados. A cartilha distribuída servirá como material de apoio para futuras discussões na escola.

Esta ação reflete o compromisso da Faculdade CESVALE em promover uma educação abrangente, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da vida em sociedade de maneira consciente e informada.