Carteira de estudante será gratuita e digital a partir de janeiro/2020

A carteira de identificação estudantil, que permite o pagamento de meia-entrada em cinemas, shows, teatros e outros eventos culturais, poderá ser emitida gratuitamente por meio de aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS).

O documento, chamado “ID Estudantil”, valerá para todos os estudantes da educação básica, tecnológica e superior. Os alunos da faculdade Cesvale já podem realizar seu “ID Estudantil” a partir do mês de janeiro/2020, através do site: http://idestudantil.mec.gov.br/

Os dados do aluno serão exibidos na tela do celular, sem necessidade de impressão. Para os estudantes sem acesso à Internet, o governo oferecerá uma versão física da ID Estudantil, que poderá ser emitida gratuitamente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O objetivo é reduzir a burocracia e universalizar o acesso ao documento, já que não haverá custo para o estudante.

Ao solicitar a carteirinha digital, o estudante deverá autorizar o uso de seus dados pessoais para a “composição do cadastro unificado e para utilização no ciclo das políticas públicas estudantis”. Além de informações sobre a faculdade e o período em que o estudante está matriculado, o cadastro unificado conta com documentos como histórico escolar e relatórios de frequência.

Vale lembrar que as tradicionais carteiras estudantis não serão mais válidas.