CESVALE realiza Ação de Cidadania Fiscal e Social e aproxima comunidade de serviços essenciais

Publicado por Leonardo em

Na manhã do último sábado (25), o Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (CESVALE), em parceria com diversos órgãos e instituições, realizou uma Ação de Cidadania Fiscal e Social na Fundação Inês Carvalho. A iniciativa teve como objetivo levar informações, serviços e orientações gratuitas à comunidade.

Equipe de alunos, professores e parceiros reunidos durante a Ação de Cidadania Fiscal e Social.

Durante a programação, foram oferecidas orientações sobre MEI, IPTU, TCRD, IRPF, licenças, alvarás, empreendedorismo, orientações profissionais e gestão de negócios, com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade a serviços essenciais e incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios locais.

A estudante de Administração da Faculdade CESVALE, Letícia Santos, destacou a importância desse tipo de ação para aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de contribuir com a comunidade. “O meu stand foi sobre empreendedorismo, e essa ação foi uma grande oportunidade de levar o que aprendemos na faculdade para além da teoria e ajudar pessoas reais”, afirmou.

A aluna Letícia Santos durante a Ação de Cidadania Fiscal e Social, em momento de interação com moradoras da comunidade.

Além disso, a ação também contou com um espaço dedicado à prevenção do câncer de mama, com a participação de voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), que realizaram palestras sobre a importância dos exames preventivos, especialmente no combate ao câncer de mama. A iniciativa reforçou a relevância da informação e do cuidado com a saúde, sobretudo durante a campanha Outubro Rosa.

Para a voluntária Fernanda Marinho, falar sobre prevenção é fundamental para salvar vidas. “O Outubro Rosa é um momento importante para conscientizar as mulheres. Quando há atenção ao autocuidado e realização dos exames preventivos, é possível identificar a doença precocemente e aumentar significativamente as chances de cura”, afirmou.

Voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí fazem palestra sobre prevenção ao câncer de mama.

A iniciativa contou com o apoio de diversas instituições, entre elas a Prefeitura de Teresina, o Governo do Estado do Piauí, a RFCC-PI, a Rede NAF, a Fundação Inês Carvalho e a Faculdade CESVALE, que neste ano celebra seus 40 anos de história.

Ações como essa fortalecem a cidadania, aproximam a população dos serviços públicos e ampliam o acesso à informação e à assistência, contribuindo para o desenvolvimento de uma comunidade mais consciente, participativa e solidária.

Categorias: Notícias