PROFESSOR Msc. RICARDO DELFINO GUIMARÃES publica artigo em revista científica da UEPB

O professor titular da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade CESVALE, Msc. Ricardo Delfino Guimarães, teve seu artigo: Consciência Verde: Uma Avaliação das Práticas Ambientais, referido em vários trabalhos científicos no país. A pesquisa foi inicialmente publicada pela revista científica da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.EDU. BR: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/362.  E tratou da preocupação da sociedade sobre as questões ambientais e a escassez dos recursos naturais, fazendo com que gradativamente surgissem movimentos ambientalistas que tinham por finalidade levar à própria sociedade, governo e empresas a realizarem práticas que não fossem (tão) nocivas ao meio ambiente. Surgindo assim, o consumidor verde e, um pouco depois, a consciência verde, foi quando mais pessoas e órgãos não-governamentais passaram a pressionar os governos e não mais aceitando a desmedida degradação ambiental. Deste modo, resolvendo regulamentar as condutas relativas ao meio ambiente (1981). Principalmente em decorrência das pressões externas, as empresas passaram a buscar novas formas de gestão ambiental, em face da necessidade de permanecerem competitivas no mercado, uma vez que tanto os conceitos de consumidor verde e consciência verde passaram a ser mais difundidos e intensificados. Segue abaixo a relação das IES que fizeram menção ao seu artigo:

1-Atitudes dos consumidores a partir da teoria das pistas e da consciência ambiental: contribuições ao estudo do green marketing (Universidade Federal de Santa Maria/RS);

2-Perfil e percepção ambiental dos moradores de um residencial no bairro bela vista, em Cuiabá–MT. Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia De Mato Grosso Campus /Cuiabá;

3-O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E A TEORIA DA ECOLOGIA ORGANIZACIONAL: O AMBIENTE SELECIONA OS MAIS ADAPTADOS? Revista de Gestão do Unilasalle/RS;

4-A legislação ambiental e sua efetividade: o uso de lenha como fonte energética em estabelecimentos industriais de panificação (Universidade Federal da Paraíba);

5-VALORES DE FUTUROS ENGENHEIROS AMBIENTAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE. (Universidade Estadual Paulista -SP);

6-Investimentos Socioambientais para Posicionamento de Marca: Um Estudo Sobre Imagem Organizacional (Universidade Federal de Santa Maria/RS);

7-Avaliação da Consciência Ambiental Versus as Práticas de Comportamento Pró-ambiental de Acadêmicos de Graduação (XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia) UFPI;

8- A relação entre conhecimento ecológico, preocupação ecológica, afeto ecológico, normas subjetivas e o comportamento de compras verdes no setor de cosméticos. (Universidade de São Paulo) USP.