12
dez

0

Professores de Direito da faculdade Cesvale recebem certificado pela Semana Nacional da Conciliação

A coordenadora do curso de Direito do Cesvale, Virna Figueiredo acompanhada pelo professor Roger Gurgel receberam durante o encerramento da XIV Semana Nacional da Conciliação, promovido pela Tribunal de Justiça do Piauí, o certificado pela contribuição do CEJUSC Cesvale.

A Semana Nacional da Conciliação tem por objetivo a busca pela não judicialização de demandas e pela promoção da cultura da paz, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais brasileiros.

No ano passado, a Semana Nacional da Conciliação atendeu, no Piauí, mais de 8.000 pessoas, chegando a 1.099 acordos. No total, todos os acordos feitos no Piauí somaram um valor de R$ 4.832.301,00.

No âmbito do TJ-PI, os trabalhos de conciliação são coordenados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Os tribunais também selecionam mediadores judiciais e conciliadores para atuação durante a Semana Nacional de Conciliação. Só podem atuar mediadores judiciais e conciliadores cadastrados no tribunal.

A conciliação é orientada pela Resolução n. 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.