CESVALE promove palestra sobre Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Publicado por Leonardo em

Nesta quinta-feira (04/04), a Faculdade CESVALE sediou mais um evento de grande relevância, que reuniu estudantes e membros da comunidade acadêmica para discutir a importância do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

O Auditório CESVALE foi o palco deste encontro, onde tivemos a honra de receber a Engenheira Civil, Nilene Lopes, responsável pela Divisão de Lançamento na Gerência de ITBI e, ao seu lado, a renomada Neide Ribeiro, Engenheira Agrônoma e Especialista em Direito Notarial e Registral.

A Engenheira Agrônoma e Especialista em Direito Notarial e Registral, Neide Ribeiro, durante palestra no Auditório do CESVALE. Foto: Matheus Sousa.

A palestra, aberta não apenas aos alunos do curso de Ciências Contábeis, mas a toda a comunidade acadêmica da faculdade, proporcionou uma experiência enriquecedora para todos os presentes.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis do CESVALE, Ceciane Portela, destacou a importância do evento e ressaltou a continuidade das palestras sobre a temática.

“Estamos em um momento muito especial, trabalhando em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina. Hoje temos aqui auditoras renomadas para falar sobre o ITBI, o imposto de grande importância, que todos nós, um dia ou outro, teremos que manusear e trabalhar com este tributo”.

A palestrante Nilene Lopes expressou sua gratidão pelo convite da Faculdade CESVALE e contextualizou a importância do tema da palestra.

“Agradeço o convite para conversar com os alunos sobre o ITBI. É um tema transversal a várias matérias. Tanto eu como a Neide Ribeiro viemos falar um pouquinho desse conhecido Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e Direitos ‘inter vivos’ por Ato Oneroso. Além disso, nós viemos aqui dar várias orientações aos jovens contadores e aos estudantes de contabilidade”.

A Engenheira Civil Nilene Lopes, responsável pela Divisão de Lançamento na Gerência de ITBI durante palestra no Auditório do CESVALE. Foto: Matheus Sousa.

A troca de conhecimentos durante a palestra, enriquecida pelas contribuições de Nilene Lopes e Neide Ribeiro, proporcionou uma visão abrangente e prática sobre a temática, ajudando a solucionar muitas das dúvidas que, atualmente, representam sérias dificuldades que surgem na contingência de interpretar a norma tributária na lavratura de instrumentos ou no registro de títulos que impliquem transmissão da propriedade imobiliária.