Em atendimento ao informativo SINEPE-PI do dia 30 de janeiro de 2022 de que trata da releitura da nota técnica de 002/2022, são as seguintes orientações:

I – Uso obrigatório de máscara dentro do estabelecimento de ensino por todos os professores, trabalhadores e alunos, salvo os casos excepcionais a serem avaliados entre a instituição e os pais e/ou responsáveis, proibindo assim, o uso de máscara de tecido no trabalho;
II – Pessoas sintomáticas para COVID – 19 ou outras síndromes respiratórias devem evitar adentrar à IES, seguindo as orientações as pessoas:
a) Testadas positivamente (SINTOMÁTICAS) para a COVID – 19, devem apresentar, por meio de formulário eletrônico fornecido pelas coordenações, laudo e/ou atestado médico com orientações a respeito da quantidade de dias de afastamento. Desta forma, receberão um link, para que possam acompanhar as aulas remotamente. Ressalta-se, que o período para envio do referido link será de até 48h.

b) Testadas positivamente (ASSINTOMÁTICAS) para a COVID – 19, devem apresentar, por meio de formulário eletrônico fornecido pelas coordenações, teste de detecção de COVID – 19. Devendo retornar as atividades presenciais após 7 dias da confirmação do caso positivo, desde que estejam assintomáticos.

c) SITUAÇÃO 1 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos convivam na mesma sala de aula e não tenham tido contato com outras turmas ressalta-se que só haverá suspensão da turma se houver dois ou mais casos suspeitos ou confirmados concomitantemente. Havendo apenas um aluno suspeito e/ou confirmado na sala de aula, só o aluno será afastado.

d) SITUAÇÃO 2 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas no mesmo turno escolar, só haverá suspensão do turno, quando os envolvidos, sendo de turmas diferentes, tiverem tido contato direto com outros colegas dentro da instituição. Considerando que a IES organizou os cursos em blocos, só haverá a suspensão daquele bloco e daquele turno que confirmarem concomitantemente.

e) SITUAÇÃO 3 – Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados concomitantemente no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas em outros turnos. As aulas presenciais na IES serão suspensas por sete dias; e todos os contatos próximos deverão ser monitorados durante esse período.” Haverá suspensão das aulas dessas turmas, mesmo sendo em turnos diferentes. Caso a instituição tenha blocos diferenciados, as ocorrências devem ser analisadas e providenciadas por blocos, seguindo as mesmas orientações das situações apresentadas.

– Os demais casos serão resolvidos pelo COMITÊ DE CRISE.