Ainda não existem aulas publicadas neste curso.

Bacharelado em Ciências Contábeis

Publicado por CESVALE em

Renovação de Reconhecimento: Portaria N.º 600, de 16 de dezembro de 2020. Publicado no DOU de 16/12/2020

Missão/ Finalidade do Curso

O curso de Bacharel em Ciências Contábeis oferecido pelo CESVALE tem por finalidade oferecer uma formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em mundo diversificado e interdependente que permita ao aluno competência para atuar profissionalmente nas organizações, além de desenvolver atividades técnico científicas próprias do contador. Também, tenha competência para atuar de forma empreendedora, controlando e analisando criticamente as organizações, identificando oportunidades, antecipando e promovendo suas transformações.

Objetivo

O CESVALE tem por objetivo contemplar um perfil profissional que revele a responsabilidade social de seus egressos e sua atuação técnica e instrumental, articulada com outros ramos do saber e, portanto, com outros profissionais, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinares. Além do mais, pretende-se preparar contadores competentes e criativos, com a finalidade de responderem não apenas as necessidades do mercado de trabalho, mas também promover mudanças no seu enfoque, no que tange a solução de problemas. Objetiva-se, ainda, possibilitar ao futuro profissional, condições de ocupar cargos de destaque nas empresas e, para tanto, procurar-se-á desenvolver uma concepção de cultura investigativa e metodológica, bem como uma postura profissional que permita, ao contador, avançar frente ao desconhecido, capacitando-o na identificação das distorções do cenário contábil, oferecendo-lhe equilíbrio no sentido de atuar, profissionalmente, ancorado numa teoria em suas atividades práticas.

Competências e Habilidades

  • O Curso de Ciências Contábeis visa formar profissionais que tenham conhecimentos globais do ambiente econômico-financeiro, tanto no âmbito nacional como no internacional, identificando as influências que esses setores sofrem das alterações ocorridas nas áreas patrimoniais. Atualmente, as atividades econômicas e empresariais crescem em complexidade, mudanças que exigem profissionais cada vez mais atualizados e dinâmicos. Nesse sentido, pretende-se que o profissional contábil apresente uma visão dinâmica em relação à empresa e dos registros patrimoniais, sendo capazes de assumirem serviços contábeis em empresas públicas e privadas, organizando e dirigindo os seus respectivos departamentos, inclusive os serviços afins à área administrativa. O curso formará profissionais que revelem, pelo menos, as seguintes habilidades:
  • Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem próprias das Ciências Contábeis e Atuarias;
  • Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
  • Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  • Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
  • Exercer suas funções com expressivo domínio das funções contábeis e atuariais que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas da sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
  • Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;
  • Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

Perfil do Egresso

O curso de Bacharel em Ciências Contábeis do CESVALE visa a formação de profissionais providos de conhecimentos que os capacitem a uma efetiva atuação em um ambiente econômico globalizado, se constituindo nos profissionais facilitadores dos negócios empresariais. Deverá o egresso ser um profissional com significativa capacidade para pesquisar, analisar, orientar e discernir, porquanto é o responsável por todo o sistema de informações econômico-financeiras e patrimoniais geradas pelas operações decorrentes da gestão das entidades. Deverá ter visão global do ambiente econômico e financeiro nacional e internacional e de suas influências nas alterações patrimoniais, habilitando-se a aplicar métodos e levantar meios para o registro histórico de fatos econômicos e financeiros que concorrem para as alterações patrimoniais. Deve-se ser um profissional dotado de competências e habilidades que lhe permitam cumprir plenamente sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade, exercendo, com ética e proficiência, as atribuições que lhe são prescritas pela legislação geral e específica. Como principais competências a serem desenvolvidas estão: espírito empreendedor; capacidade de liderança; criatividade; capacidade de trabalhar em grupo; iniciativa; visão integrada e sistêmica dos fenômenos econômicos-financeiros, domínio das doutrinas das atividades contábeis, ser capaz de manter-se atualizado, ter sempre os valores de responsabilidade, justiça e ética profissional como padrão de comportamento, consciente da importância da função social de sua profissão.

Carreira/ Área de Atuação

Dentro da profissão Contábil vários vetores de atuação profissional se apresentam, todos com forte demanda. O Contador pode principalmente se direcionar para contabilidade e auditoria, onde a formação e atualização técnica e de legislação são bastante enfatizadas, ou para controlaria econômico-financeira, que visa avaliar o uso mais propício dos recursos de organização e onde as competências gerenciais são mais requisitadas. O contador deve ser capaz de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, exercendo com ética as atribuições e prerrogativas previstas pela legislação pertinente. Para isso deve estar afeito ao uso de raciocínio lógico e crítico-analítico para solução de problemas, à elaboração de relatórios empresariais de natureza econômico-financeira que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários e à articulação, motivação e liderança de equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e disseminação de informações Contábeis.

Parâmetros Operacionais de Funcionamento

Regime Escolar: Semestral;
Turno de Funcionamento: Noturno;
Números de Vagas/Ano: 120;
Duração do Curso: 08 Semestres;
Carga Horária: 3.255 Horas/Aulas, sendo 200 horas de Estágio Curricular Obrigatório, 66 horas de Trabalho de Conclusão de Curso e 250 horas de Atividades Complementares.


 

Grade Curricular

Para ingressantes a partir de 2015/1

Matriz Curricular de Ciências Contábeis 2015/1

 


Para ingressantes a partir de 2019/1

Matriz Curricular de Ciências Contábeis 2019/1


Matriz Curricular 2022 1