Enade 2022: dicas para uma boa prova!

Publicado por Leonardo em

Estrutura do exame

A prova do Enade tem quatro horas de duração e conta com 10 questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas de Formação Geral avaliam aspectos genéricos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. O que é avaliado no componente específico está listado nas portarias de cada área.

Entenda o objetivo

Antes de tudo, entenda o que é o Enade, como ele é realizado e seus principais objetivos. 

Conheça o conteúdo

Entenda com seus professores e colegas quais conteúdos podem estar em avaliação. Assim, você já vai mais preparado para a prova.

Esteja atualizado

Além do conteúdo programático, é importante estar a par do que acontece no Brasil e no mundo. Portanto, leia todas as notícias e revise os principais acontecimentos. 

Faça simulados

Para ir bem preparado, realize simulados oferecidos pela sua faculdade. Assim, você já vai conhecendo a dinâmica da prova e tem mais chances de realizá-la no tempo. 

Seja objetivo

Durante a avaliação, seja claro e objetivo nas suas respostas. Para facilitar, comece pelas questões discursivas. 

No dia da prova

Para um bom desempenho, no dia anterior, faça atividades leves, se alimente bem e tenha uma noite tranquila de sono. No dia, chegue com antecedência ao local de prova, leve água e alimentos leves como barrinhas de cereais e frutas. 

Se você está no último ano da universidade e vai fazer o Enade, que tal continuar a sua capacitação, com uma pós? Conheça nossos cursos e descubra qual vai te ajudar a decolar na carreira. 

Categorias: Notícias